quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O Sacerdócio vs Sociedade



O papel do sacerdote da religião de culto africano, consiste na conscientização do ser humano e sua evolução, ou seja, prestar um serviço ao "homem". O sacerdote não deve ser considerado como "pai de santo" e sim como um servidor do Orixá, pois o mesmo já possui uma luz própria e nós apenas somos o veículo dessa energia denominada Orixá. Somos sem querer psicólogos, educadores, formadores de opiniões diante daqueles que nos procuram, buscando orientações para seus dilemas e muitas vezes pertubações.
O culto praticado no Brasil difere muito do praticado na África que é nossa raiz. Após um longo e árduo período de iniciação e a verificação da vocação para ser um sacerdote é que definitivamente averígua-se a potencialidade de cada um, seja homem ou mulher, livre  de preconceitos ou dogmas inadequados. Isso faz com que o eleito seja mais responsável em sua conduta, valorizando sempre o lado humano e não fazendo disso uma forma de ganhar dinheiro inescrupulosamente, denegrindo sua própria imagem e de nossa religião. 
O conhecimento adquirido após longos anos ainda não é suficiente, para uma religião milenar, pois temos que ter a consciência do que somos e qual a nossa missão, a cada dia se aprende um pouco mais, seja da história, da ancestralidade e o porquê da existência, somente aprofundando-se no estudo é que realmente cumpriremos nosso papel e encontraremos as respostas.
No que concerne aos Culto aos Orixás houve uma grande perda, pois não há registros em nossa história, sobre nossa religião, pois muitos fundamentos foram passados oralmente. Como naquela época o analfabetismo era assustador e só tinham acesso a educação os ricos senhores donos de imensa riqueza. Muito se perdeu  e o que fora dito, fora distorcido pela ignorância dos mais velhos.
Graças a evolução, hoje, podemos registrar tudo de maneira correta deixando à próxima geração onde estudar e esclarecer suas dúvidas.
A maior conquista da humanidade foi a  palavra escrita, pois a palavra proferida o vento leva e a escrita fica registrada, mas infelizmente muitos adeptos não fazem o uso dessa maravilhosa ferramenta.

Axé o!

Nenhum comentário:

Postar um comentário