Ossãe e As Folhas


Originário de Iraô, atualmente na Nigéria, não fazia parte dos 16companheiros de Odùdùwa quando na chegada de Ifá. Patrono davegetação rasteira, das folhas e de seus preparos, defensor da saúde, é a divindade das plantas medicinais e litúrgicas. Cada Orixá tem a sua folha, mas só Osanyin detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível.
Ele vive na floresta em companhia de Aroni, por isto as conheitas das flores devem ser feitas com extremo cuidado, sempre em lugar selvagem, onde as plantas crescem livremente. Deve-se estar em estado de pureza para esta colheita, abstendo-se de relações sexuais pelo menos três dias precedentes, indo a floresta de madrugada sem dirigir a palavra a ninguém. Além disso deve se ter o cuidado de deixar no chão uma oferenda a Osanyin logo que se chegue ao local.
Osanyin usa uma cabaça chamada Igbá-Osanyin. Fuma e bebe mel e pinga.
Osanyin também é um feiticeiro, por isto é representado por um pássaro chamado Eleyê, que reside na sua cabaça. As proprietárias do pássaro do poder são as feiticeiras. Ele carega também sete lanças com um pássaro em cima da haste, o qual é seu mensageiro e voa para trazer-lhe notícias. Osanyin está extremamente ligado a Orunmilá, Senhor da Adivinhações. Estas relações, hoje cordiais e de franca colaboração, atravessaram no passado príodo de rivalidade. Algumas lendas refletem as lutas pela primzia e pelo prestígio. Conta uma delas como Osanyin virou escravo de Orunmilá (Ifá). Dizem que este último precisava de um escravo e mandou que o comprassem no mercado. Osayin estava lá e foi o comprado. Na hora de começar o trabalho, Osanyin percebeu que ía cortar a erva que curava a febre, a erva que curava as dores de cabeça e outra que supria as cólicas. "Na verdade, disse ele, não posso arrancar ervas tão necessárias". Orunmilá tomando conhecimento do fato, quis ver quais eram as ervas de tão grande valor. Convencido do valor de Osanyin decidiu que ele ficaria sempre ao seu lado durante as consultas.
As folhas de Osanyin veiculam o axé oculto, pois o verde é uma das qualidades do preto. As folhas e as plantas constituem a emanação direta do poder da terra fertilizada pela chuva. São como as escamas e as penas, que representam o procriado.
O sague das folhas é um dos axés mais poderosos, que traz em si o poder do que nasce e do que advém.OSANYIN existe em todas as folhas, por isso quando as queimam as matas ele fica revoltado com o ser humano, que destrói a força da natureza, que é a cura de todas as doenças que existem e que vão existir.
OSANYIN é um AWON ORIXA L’ODE, um dos ORISA de rua pois as folhas as plantas encontra-se em qualquer lugar. Ele traz consigo o simbolismo da liberdade assim como toda a flora. Patrono da vegetação, das folhas e de seus preparados. As folhas, nascidas das árvores, e as plantas constituem uma emanação direta do poder sobrenatural da terra fertilizada pela chuva que provem , como esse poder, a ação das folhas pode ser utilizada para diversos fins no aspecto geral.
Cada folha possui virtudes ou poderes mágicos que lhe são próprias e, misturadas a outras, formam,chás,enfuzões,banhos com propósitos medicinais ou mágicos, de grande importância nos cultos,ligados a natureza onde nada pode ser feito sem o uso das folhas de Osanyin. 
No culto das Yami as folhas,são como as escamas dos peixes e as penas dos pássaros, são e representam o procriado um elemento essencial para os humanos. Elas veiculam o “ejè dundun”, a força dos orixas. 
O sangue das folhas, que traz em si o poder do que nasce, do que vêm,abundantemente, é um dos axe mais poderosos. pois o primeiro ato que se faz quando deita uma pessoa para o santo è a sasanha,"a retirada do sangue negro das folhas.Eo ultimo dia de preceito dos iniciados è o ità. Pois sem as folhas não se faz nada.
Osanyin possui o poder ao mesmo tempo benéfico e perigoso, a depender dos vários empregos das folhas pois existem folhas que possui veneno e folhas benéficas. Seu culto é mais ou menos secreto e, mesmo que não constitua uma sociedade secreta, seus ritos não são públicos e a maioria de seus adeptos são homens.  pois Osanyin não tem preferência por mulheres.
Até nestes tempos atuais não se sabe se osayn è do sexo Masculino ou feminino. Sabe-se que Osanyin, não gosta de ser dirigido como feminino.
Um pequeno pássaro que o representa. É o pássaro EYE.  Nos templos consagrados a Osanyin, na África, diz-se que este pássaro habita no Igba OSANYIN (a cabaça consagrada a OSANYIN) e que ele fala quando Osanyin é consultado. Este mesmo passaro èo que acompanha as Yami Xorongà.Outro que fala por Osanyin é Aroni,que aqui no Brasil chamam de saci perere.pois osayn nào fala ,para não contar seus segredos a ninguem.
Aroni è um anãozinho ,sem uma perna que fuma cachimbo.ele anda dentro de um redimuinho.

As folhas são divididas em quatro compartimentos, correspondentes aos quatro elementos, classificação idêntica a que se processa com os Odu {Destino}- os lementos naturais :água, ar, terra e fogo.
Assim, também, cumprem o papel de reforçar a essencia dos elementos, ou seja, as folhas ao veicularem seu axe, ativam aforça dos elementos ao qual os ORIXA corresponde a que o indivíduo que está ligado.
Temos assim: ewe afeefe trepadeiras (folhas do ar-vento), ewe inon folhas cujo sua essencia em demazia pode matar(folhas do fogo), ewe omi folhas que aguauicas(folhas da água) e ewe ile ou ewe igbo folhas nativas(folhas da terra e da floresta).
Outras classificações que temos em relações as folhas são: masculinas e femininas, calmantes (erô) ou excitantes (gun), diurnas e noturnas.
É um Òrìsà encantado, não viveu na forma humana. É filho direto de OLODUMARÈ, o Deus Supremo.
Ele vive no fundo da floresta e tem como companheiro, permanente, um anãozinho de uma perna só, que fuma um cachimbo feito com a casca do caracol, enfiado num TARYOKÓ, uma varinha de bambu, com suas folhas prediletas. Carrega um pássaro que voa por toda parte e pousa em sua cabeça, contado-lhe tudo que viu ou se alguém se aproxima.
Suas supostas qualidades são:
AGUÉ
MOKOSSU
GAYAKU
ABENEGY
ARONY- Recebe uma saudação própria, diferente dos outros. Apesar de ser companheiro de ABENEGY, é mais terrível, fumando seu cachimbo faz mais bruxarias que os outros. Só come bicho de duas pernas.
Sua saudação:
- VÓLÀ VÓLÀ EWÉ, quer dizer : Dono de uma perna que come o dono de duas pernas.

 



Aspectos Gerais 

DIA: Quinta-feira.
 
DATA: 5 de outubro.
METAL: Estanho.
CORES: Verde e branco.
COMIDAS: Fumo, mel, milho vermelho, espigas regadas com mel.
SÍMBOLOS: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).
ELEMENTOS: Floresta e plantam selvagens (terra).
REGIÃO DA ÁFRICA: Iraó.
PEDRA: Esmeralda.
FOLHAS: Peregun, são-gonçalinho, garobinha-mas toda as folhas são de Ossaim.
ODU QUE REGE: Iká.
DOMÍNIOS: Medicina e liturgia através das folhas.
SAUDAÇÃO: Ewé ó!

Oríkì fún Òsónyìn

Agbénigi, òròmodìe abìdi sónsó
 
Esinsin abedo kínníkínni;
Kòògo egbòrò irín
Aképè nigbà òràn kò sunwòn
Tíotio tin, ó gbà aso òkùnrùn ta gìègìè.
Elésè kan jù elésè méjì lo.
Ewé gbogbo kíki oògùn
Àgbénigi, èsìsì kosùn
Agogo nla se erpe agbára
Ó gbà wón là tán, wón dúpé téniténi
Aròni já si kòtò di oògùn máyà
Elésè kan ti ó lé elése méjì sáré



Oríkì para Òsónyìn

Aquele que vive nas árvores e que tem um rabo pontudo como estaca.
Aquele que tem o fígado transparente como o da mosca.
Aquele que é tão forte quanto uma barra de ferro.
Aquele que é invocado quando as coisas não estão bem.
O esbelto que quando recebe a roupa da doença se move como se fosse cair.
O que tem uma só perna e é mais poderoso que os que têm duas.
Todas as folhas têm viscosidade que se tornam remédio.
Àgbénigi, o deus que usa palha.
O grande sino de ferro que soa poderosamente.
A quem as pessoas agradecem sem reservas depois que ele humilha as doenças.
Àròni que pula no poço com amuletos em seu peito.
O homem de uma perna que exita os de duas pernas para correr.



Oríkì fún Òsónyìn


Ìba Òsónyìn
Ìba oni èwé
kó si arun
Kó si akoba
Àse



Oríkì para Òsónyìn

Elogio para o espírito do medicamento das folhas
Eu elogio o dono do medicamento das folhas
Me livre de se adoecer
Me livre da coisa negativa
Eu dou graças ao dono do medicamento
Axé
Isure Orisa Ósònyìn


IBA OSONYIN

ESINSIN ABEDO KINNIKINNI,

AKEPE NIGBA ORAN,

ELESE KAN JU ELESE MEJI,

EWE GBOGBO KIKI OOGUN,

EWE A JE, OOGUN A JE FUN MI

LONI EMI FE IRE RE,

OSONYIN JOWO FUN MI NIRE,

FUN MI NI OLA,

WA WO MI SAN,

KI O SI FUN MI NI AABO.

ORO ATI ALAFIA.

ÀSE TI ELEDUNMARE

ELEDUNMARE ÀSE.


Òsónyìn eu te saúdo.

Pessoa que tem fígado e come cristal,

Pessoa que a gente chama nas dificuldades,

Pessoa de uma só perna, e que é mais forte do que aqueles com duas pernas,

Para você todas as folhas são medicinais,

As folhas vão funcionar para mim,

Hoje eu quero a sua bondade,

Me dê a honra,

Venha me curar,

Para que você me dê proteção, prosperidade e paz.

Axé do Senhor Supremo

Benção do Senhor Supremo.

Algumas Folhas

Usada em toda cerimônia, a folha desempenha um papél muito importante em todos os rituais. Essa também é tão importante quanto um animal para que se faça algo, como exemplo cito que, existe não só uma, mas quatro qualidades de sangues: 
O sangue branco
Animal: 
o semem, a saliva, o hálito, as seceções, o plasma, particularmente o do igbi. 
O sangue vermelho
Animal: sangue (eje) humano ou animal, esse o mais conhecido por nós, pois toda vez que pensamos em eje, temo-no como se fosse o único. 
O sangue preto
Animal: as cinzas de animais 
Vegetal: o sumo escuro de certos vegetais, neste caso o mais usado é o WAJI 
Mineral: carvão, ferro etc 
E agora o sangue em questão, O SANGUE VERDE: 
Este é encontrado nas folhas. 
Para ser retirada da natureza, é importante que se observe toda uma cerimônia para ossâe, assunto esse que, futuramente, falarei num outro link deste site. 
Existe uma cantiga muito conhecida de Ossãe que nos fala dessa responsabilidade 
Letra em yorubá: 
Ewé pèlé pé àní tô pé ewé, 
pèlé pé àní tó pé, 
Làkàkà a fún ó ni fééréfé pèlé 
pé àní tô pé. 
Pronúncia em português: 
euê puélé pué ãni tô pué euê 
puélé puê âní tô pué 
lacaca a fum o ni fééréré 
puélé pué âni tô pué. 
Tradução: 
Pegue a folha com gentileza, demore bastante, pegue bastant demorado (com carinho) esforce-se tnazmente e a folha lhe será dada com alegria.







Aqui tenho por objetivo falar sobre as ervas não de uma forma apenas religiosa ou ritualística, acredito que mais importante que isso é divulgar as propriedades terapêuticas e funcionais de cada planta. Todo adepto do Culto Sagrado aos Orixás deve ter um conhecimento mínimo de Herbologia. 

Euê Orixá

Capim-Tiririca (Cyperus Rotundus) é também conhecida como Tiririca, Tiririca-do-Brejo, Barba-de-Bode, Capim-Dandá e Junça, pertence a família Cyperaceae.
Usos tradicionais: Amenorreia, Câncer Cervical, Depressão, Diarreia, Dismenorreia, Dispepsia, Flatulência, Inchaços, Mau-humor, Infertilidade Masculina e Feminina.
Propriedades Medicinais: Adstringente, Antibacteriano, Analgésico, Anti-helmíntico, Antifúngico, Antiespasmódico, Carminativo, Emenagogo, Hipotenso e Sedativo.
O rizoma do Capim-Tiririca concentra as propriedades medicinais da planta. Seu efeito calmante ajuda a aliviar a depressão. Seus rizomas são comestíveis. É composta quimicamente de óleo essencial ( cineoles, cyperene, cyperol, ciperone, limoneno, pineno, sesquiterpenos ), flavonoides e goma. 
A Tiririca-do-Brejo cresce em áreas pantanosas e beiras de rios. A fibra da planta é usada para fazer pano, cestas e papel. O papiro, que era um tipo de papel usado antigamente no Egito, era feito com esta planta ( Cyperus Papirus ).

Goiaba ( Psidium Guajava ) é também conhecida como Guava, Goiabeiro, Guave, Guayava, dentre outros nomes populares. Na casca, fruta e folhas da goiaba se concentram as propriedades medicinais da planta. Pertence a família ( Myrtaceae ).
Usos tradicionais: Candidíase, Cólera, Conjutivite, Contusões, Corrimento Vaginal, Diarreia, Disenteria, Dispepsia, Dor-de-dente, Dor-de-garganta, Edema, Feridas, Halitose, Hemorragia, Gastroenterite, Laringite, Ressacas, Sangramentos, Vertigens, Vômitos, Tensão pré-menstrual, Tosse e Úlceras na pele.
Propriedades Medicinais: Analgésico, Adstringente, Antibacteriano, Antidiarreica, Antiespasmódica, Antioxidante, Cardiotônico, Diurético, Estimulante menstrual, Fungicida, Nervino, Sedativo, Tônico estomacal, Vasoconstritor e Vermífugo.

As folhas da Goiabeira tem uma longa história de usos medicinais que ainda são empregadas hoje em dia. Os índio Tikuna usam tradicionalmente a decocção das folhas e casca da goiaba para curar diarreia e disenteria, atualmente a Farmacopeia da Holanda considera as folhas da goiabeira indicadas para o tratamento da diarreia. Os indígenas também a usam para dor-de-garganta, vômitos, problemas de estômago, vertigem e para regularizar períodos menstruais. As folhas de goiaba são mastigadas para aliviar o mau hálito e estancar sangramentos na gengiva. O extrato de folhas é usado como uma ducha para a candidíase. As folhas são esmagadas e aplicadas sobre feridas e contusões.
É dito que as folhas de goiaba mastigadas antes de iniciar o consumo de bebida alcoólica previne o aparecimento de ressacas.A decocção da casca ou folhas ou infusão da flor é usada topicamente para úlceras e feridas na pele. As flores esmagadas são aplicadas em inchaços nos olhos, lesões oculares e conjuntivites. A goiaba é amplamente utilizada na medicina popular como antisséptico natural, inclusive quando interage com outros antissépticos sintéticos e concentrados potencializa os efeitos em função de suas propriedades hipoalergênicas, diminui as possibilidades da incidência de alergias. As folhas da goiabeira possui propriedades antioxidantes benéficas para o coração melhorando a função miocárdica.

O uso da Goiaba para emagrecer, reduzir calorias e reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Em dois estudos randomizados e humanos, o consumo do fruto da goiabeira por 12 semanas, foi indicado que além de reduzir a pressão arterial, também diminuía os níveis de colesterol total em 9%, diminuição de triglicérides em 8%, além de aumentar a taxa de colesterol bom HDL em 8%. O resultado foi atribuído ao alto teor de potássio e de fibras solúveis da fruta. O suco de goiaba tem sido recomendado para diminuir os níveis de açúcar em diabéticos.

Noz-de-cola ( Cola Nitida ou Cola Acuminata ) é também conhecida como Cola-medicinal, Cola-africana, Cola-vera e Cola-do-Sudão. Pertence a família Sterculiaceae.
Usos Tradicionais: Alcoolismo, Asma, Depressão, Diarreia, Disenteria, Dor-de-cabeça, Esgotamento mental, Fadiga, Neuralgia, Obesidade, Tosse seca e Vícios em drogas.
Propriedades Medicinais: Adstringente, Afrodisíaco, Aromática, Diurético, Estimulante e Tônico digestivo.
Existem mais de 125 variedades de espécies de Noz-de-cola. Popularmente as sementes são mastigadas para restringir a fome e aliviar a sede, permitindo assim, que as pessoas consigam trabalhar duro em condições quentes.
A Noz-de-cola é usada em bebidas como um estimulante e condimento. É composta de cafeína, teobromina, colanina, tanino e antocianina. Contra-indicada em caso de pressão alta, palpitações e úlceras pépticas. Devido a cafeína mulheres grávidas também deveria, evitar.
Tais plantas são consideradas um símbolo de hospitalidade e usadas em muitas cerimônias sociais, tais como matrimônios, nascimentos e funerais. Embora seja chamada uma Noz, a parte consumida é realmente a região internadas sementes carnudas.

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