
É continuo, é o Orixá da tese e da antítese. Simboliza também a força vital do movimento, a ação da eterna transformação. É encarregado de produzir e dirigir forças que produzem o movimento. É o senhor de tudo que é alongado, dentre inúmeros que podemos pensar neste instante, o cordão umbilical é um dos principais exemplos.
É considerado ambivalente sexual, mas é do gênero masculino, em suas oferendas animais deve conter machos e fêmeas, fazendo conotação aos opostos que se unem e formam um todo.
Sustenta a Terra e a impede de desintegrar-se. É a riqueza e a fortuna. As pedras NANA ou AIGRY, denominam-se Dan Mi, e são consideradas os excrementos deixados por Oxumarê por onde ele passa. São pedras muito usadas por nobres e possuem uma cor azulada podendo ser consideradas Turquesas. Na antiguidade, esta cor somente poderia ser usada por reis ou por pessoas de muito poder aquisitivo, por ser um símbolo de nobreza.
Em seu transe, este Orixá é ornado com vários bradjas, que são grandes colares confeccionados completamente com búzios, o qual se parece com escamas de cobra. Quando Oxumarê dança faz soar um ruido semelhante ao guizo de uma cascavel, ou ao som que uma cobra faz ao se mover pelo chão.
Acredita-se que a função de Oxumarê não cabe apenas aos mortais mas aos Deuses também. Existe um itán que cita Dan sendo responsável pelo fornecimento de água nos espaços sagrados do Orun, ele recolhe a água na Terra e leva ao céu, depois de purificada, manda novamente em forma de chuva. Sendo o ato da chuva um fenômeno masculino, logo após vê-se o arco-íris, seu aspecto feminino. Oxumarê é o movimento circular de rotação da Terra e o movimento de translação desta ao redor do Sol.
Voduns confundidos com qualidades do Orixá Oxumarê
Dan - Vodum corresponde ao Orixá Iorubá Oxumarê, constitui uma qualidade deste último: é a cobra que participou da criação. É uma qualidade benéfica, ligada a chuva, à fertilidade de abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até perdulário.
Dangbé - Vodun mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.
Becém - dono do terreiro do Bogun, é Vodun veste-se de branco e leva uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo, menos afetado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, também é um Vodun tido como Oxumarê.
Azaunodor - é um Vodun tido como o príncipe de branco que reside no baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e "leva tudo de dois".
Dan - Vodum corresponde ao Orixá Iorubá Oxumarê, constitui uma qualidade deste último: é a cobra que participou da criação. É uma qualidade benéfica, ligada a chuva, à fertilidade de abundância; gosta de ovos e de azeite de dendê. Como tipo humano, é generoso e até perdulário.
Dangbé - Vodun mais velho que seria o pai de Dan; governa os movimentos dos astros. Menos agitado que Dan, possui uma grande intuição e pode ser um adivinho esperto.
Becém - dono do terreiro do Bogun, é Vodun veste-se de branco e leva uma espada. Becém é um nobre e generoso guerreiro, um tipo ambicioso, combativo, menos afetado e menos superficial que Dan. Aido Wedo, também é um Vodun tido como Oxumarê.
Azaunodor - é um Vodun tido como o príncipe de branco que reside no baobá, relacionado com os antepassados; come frutas e "leva tudo de dois".
Aspectos Gerais
DIA: Terça-feira
DATA: 24 de Agosto
METAL: Ouro e prata mesclados
CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris
COMIDAS: Ovos cozidos com azeite-de-dendê, farinha de milho e camarão seco.
SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.
ELEMENTOS: Céu e terra
REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi (no ex-Daomé)
PEDRA: Zirconita
FOLHAS: Folha de café, alfavaca-de-cobra, jibóia, oriri.
ODU QUE REGE: Obeogundá e Iká
DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.
SAUDAÇÃO: Arô Boboi!!!
DIA: Terça-feira
DATA: 24 de Agosto
METAL: Ouro e prata mesclados
CORES: Amarelo e verde (ou preto) e todas as cores do arco-íris
COMIDAS: Ovos cozidos com azeite-de-dendê, farinha de milho e camarão seco.
SÍMBOLOS: Ebiri, serpente, círculo, bradjá.
ELEMENTOS: Céu e terra
REGIÃO DA ÁFRICA: Mahi (no ex-Daomé)
PEDRA: Zirconita
FOLHAS: Folha de café, alfavaca-de-cobra, jibóia, oriri.
ODU QUE REGE: Obeogundá e Iká
DOMÍNIOS: Riqueza, vida longa, ciclos, movimentos constantes.
SAUDAÇÃO: Arô Boboi!!!
A
saudação de Oxumarê pode ser traduzida como O importante que
transporta, pois Arô é traduzido como pessoa importante, Bó é traduzido
como suporta ou leva, Bò é traduzido como carrego e Yí pode ser
traduzido como retorna.
Oriki de Oxumarê
Ósùnmáré A Gbe Orun Li Apa Ira
(Osumare permanece no Céu que ele atravessa com o braço)
Ile Libi Jin Ojo
(Ele faz a chuva cair na terra.)
O Pon Iyun Pon Nana
(Ele busca os corais, ele busca as contas nana )
O Fi Oro Kan Idawo Luku Wo
(Com uma palavra ele examina Luku)
O Se Li Oju Oba Ne
(Ele faz isso perante seu rei)
Oluwo Li Awa Rese Mesi Eko Ajaya
(Chefe a quem adoramos)
Baba Nwa Li Ode Ki Awa Gba Ki
(O pai vem ao pátio para que cresçamos e tenhamos vida)
A Pupo Bi Orun
(Ele é vasto como o céu)
Olobi Awa Je Kan Yo
(Senhor do Obi, basta a gente comer um deles para ficar satisfeito)
O De Igbo Kùn Bi Ojo
(Ele chega à floresta e faz barulho como se fosse a chuva)
Okó Ijoku Igbo Elu Ko Li Égùn
(Esposo de Ijo, a mata de anil não tem espinhos)
Okó Ijoku Dudu Oju E A Fi Wo Ran
(Esposo de Ijoku, que observa as coisas com seus olhos negro.)
Ósùnmáré A Gbe Orun Li Apa Ira
(Osumare permanece no Céu que ele atravessa com o braço)
Ile Libi Jin Ojo
(Ele faz a chuva cair na terra.)
O Pon Iyun Pon Nana
(Ele busca os corais, ele busca as contas nana )
O Fi Oro Kan Idawo Luku Wo
(Com uma palavra ele examina Luku)
O Se Li Oju Oba Ne
(Ele faz isso perante seu rei)
Oluwo Li Awa Rese Mesi Eko Ajaya
(Chefe a quem adoramos)
Baba Nwa Li Ode Ki Awa Gba Ki
(O pai vem ao pátio para que cresçamos e tenhamos vida)
A Pupo Bi Orun
(Ele é vasto como o céu)
Olobi Awa Je Kan Yo
(Senhor do Obi, basta a gente comer um deles para ficar satisfeito)
O De Igbo Kùn Bi Ojo
(Ele chega à floresta e faz barulho como se fosse a chuva)
Okó Ijoku Igbo Elu Ko Li Égùn
(Esposo de Ijo, a mata de anil não tem espinhos)
Okó Ijoku Dudu Oju E A Fi Wo Ran
(Esposo de Ijoku, que observa as coisas com seus olhos negro.)
Orin Oxumarê
Òsùmàré
Wàlé lé mo rí, Òsùmàré
Lé´ lé mo rí ó, ràbàtà
Lé´ lé mo rí
Òsùmàré
Ele está sobre a casa.
Eu vi , ele é imenso.
Ele está sobre a casa, é Oxumarê
Oxumaré está sobre a casa
Eu vi Oxumaré.
Aláàkòró lé èmi ó
Aláàkòró lé ìwo
Aláàkòró lé èmi ó
Aláàkòró lé ìwo
Òsùmàré ó ta kéré
Ta kéré ó ta kéré
Òsùmàré ó ta kéré
Ta kéré ó ta kéré
O Senhor do àkoró esta sobre mim.
O Senhor do àkoró sobre você.
O Deus do arco-íris movimenta-se
rapidamente.
Para diante, adiante , adiante.
Euá
Euá é uma deusa da lagoa, é a irmã mais nova de Oxum e é quase tão
bela
quanto a irmã, Euá rege o que é intocado e por conseqüência dos
segredos. Segundo uma de suas lendas Euá transformou-se num rio
cristalino, de água potável para que seus filhos se livrassem da morte
pela seda. Assim como Oxumarê, Ieuá também rege as transformações, pois é
considerada sua fêmea e por esta razão o acompanha sempre em sua
jornada no ciclo das águas. Euá é a cor branca oculta do Arco-íris.

Ela esta ligada às mutações dos vegetais e animais; ela esta ligada às
mudanças e transformações, sejam bruscas ou lentas. Ewá é o desabrochar
de um botão de rosa, ela é uma lagarta que se transforma em borboleta,
ela é a água que vira gelo e o gelo que vira água. Euá é a beleza
contida naquilo que tem vida é o som que encanta, é a alegria, é a
transformação do mal para o bem, enfim Euá é a vida.
Quando
olhamos para o céu e vemos as nuvens formando, às vezes, figuras de
animais, de pessoas ou objetos, não nos importamos muito. Porém, ali
está Euá, evoluindo solta pelos céus, encantando e desenhando por cima
do azul celeste do céu.
O
nome Euá em iorubá quer dizer beleza, tudo de Euá deve ser belo, limpo e
cuidado, pois assim ela gosta. Até seus filhos são em sua totalidade
belos e atraentes, possuem dentro de si algo que atrai os olhos alheios,
mesmo sem terem uma beleza exterior exagerada, surpreendem a quem for,
são pessoas que chamam as atenções. Euá é encantadora, é leve, é suave, é
delicada, mas também pode ser a pior das divindades, austera, severa,
onipotente e cruel.
Aspectos Gerais
Dia: Sábado
Data: 13 de dezembro
Metal: Ouro, prata e cobre.
Cor: Vermelho maravilha, coral e rosa
Comida: Banana inteira feita em azeite de dendê com farofa do mesmo azeite, feijão fradinho.
Símbolo: Ejô ( cobra ) e espada, Ofá (lança ou arpão), cabaça com cabo alongado enfeitado com palha da costa, palmeira de leque, espingarda.
Elementos: florestas, céu rosado, astros e estrelas, água de rios e lagoas.
Região da África: Mahi ou Egbado
Pedras: rubí e quartzo rosa
Folhas: Teteregun (cana do brejo), folha de Santa Luzia, Ojú Orô, Osibatá
Odú que rege: Obeogundá
Domínios: beleza, vidência (sensibilidade, sexto sentido), criatividade
Saudação: Ri Ro Euá!!
Dia: Sábado
Data: 13 de dezembro
Metal: Ouro, prata e cobre.
Cor: Vermelho maravilha, coral e rosa
Comida: Banana inteira feita em azeite de dendê com farofa do mesmo azeite, feijão fradinho.
Símbolo: Ejô ( cobra ) e espada, Ofá (lança ou arpão), cabaça com cabo alongado enfeitado com palha da costa, palmeira de leque, espingarda.
Elementos: florestas, céu rosado, astros e estrelas, água de rios e lagoas.
Região da África: Mahi ou Egbado
Pedras: rubí e quartzo rosa
Folhas: Teteregun (cana do brejo), folha de Santa Luzia, Ojú Orô, Osibatá
Odú que rege: Obeogundá
Domínios: beleza, vidência (sensibilidade, sexto sentido), criatividade
Saudação: Ri Ro Euá!!
Oriki de Euá
Éjò Éjò Íyéwà
(cobra , cobra é Euá)
Idòn Idòn Íyéwà
(cobra , cobra é Euá)
Idòn Idòn Íyéwà
(cobra, cobra é Euá)
Íyéwà ô
(salve Euá)
Ósùmarè olowo gbanigbà
( salve Ossumarè dono das riquezas imensas)
Ósùmarè o njo nile
(Oxumarê está dançando em nossa casa)
Íyéwà yá mi Órìsà njo nile Ósùmarè
( minha mãe Orixá Ewà está dançando com Oxumarê em nossa casa)
Íyéwà ô
(salve Euá)
Íyéwà Ibà re ô
(Ewá nós te saudamos)
Íyéwà ô
(salve Euá)
Ósùmarè olowo gbanigbà
( salve Ossumarè dono das riquezas imensas)
Ósùmarè o njo nile
(Oxumarê está dançando em nossa casa)
Íyéwà yá mi Órìsà njo nile Ósùmarè
( minha mãe Orixá Ewà está dançando com Oxumarê em nossa casa)
Íyéwà ô
(salve Euá)
Íyéwà Ibà re ô
(Ewá nós te saudamos)
Íyéwà mojubà
(Ewá meus respeitos)
Íyéwà ja mi, ko kerè, ko kerè(Ewá meus respeitos)
( nossa mãe Euá não é pequena)
Orubatà!
( a imensa)
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