Odu o Destino

Pode-se dizer, sem a menor porcentagem de erro, que o Odù individual é o signo da pessoa. Claro que é mais elaborado pois diferentemente dos signos zodiacais, cada dia é regido por um Odù, seria mais parecido com a numerologia. Só que no caso dos Odù, a energia que ele traz para a pessoa pode ser mudada para melhor, afastando o lado negativo dele. Cada Babalorixá, tem um modo específico de fazer a conta para se encontrar o Odù das pessoas, o mais usado é igual o da numerologia. Ex: Se a pessoa nasceu no dia 15/ 05/ 1971, deve-se fazer a soma desta forma;
1+5+5+1+9+7+1= 29    
2+9= 11
11= Owarin
Existem apenas 16 (dezesseis Odù), por esse motivo, sempre que o resultado da soma, for superior a 16 (dezesseis), ele deve ser somado novamente, como no exemplo acima. O resultado da soma foi 29 (vinte e nove) e teve que ser reduzido à 11 (onze), este Odù se chama Owarin, ele é regido principalmente por Egungun. Cada Odù tem um nome diferente e é regido por Orixás diferentes, segue-se abaixo os dezesseis Odùs do Oráculo de Ifá;

 Nome do Odù  Orixás Regêntes
01  Okáran  Exú, Xangô e Egun 
02   Ejiokô  Ogun, Ibeji e Exú
03   Etaogundá  Ogun, Exú e Xangô
04   Iorossun  Iemanjá, Ogun e Egun
05   Oxê  Oxun e Yámi
06   Obará  Xangô, Exú, Oxóssi e Logun
07   Odí  Oxóssi, Obaluaê e Omolú
08   Ejionilê  Oxoguiã, Oxóssi e  Airá
09   Ossá  Oyá, Iemanjá e Yámi
10   Ejiofun  Oxalufã, Oduduá e Airá
11   Owarin  Egungun, Exú, Xangô e Ikú 
12   Ejilaxebóra  Xangô, Orô e Ikú
13   Ejiologbon  Nanã, Oxalufã e Omolú
14   Iká  Oxumarê e Ossãe 
15   Obeogundá  Obá, Yewá e Ogun
16   Aláfia  Orunmilá e Oduduá
 O Orixá regente atribuído, a cada Odù, varia de zelador para zelador, ou de axé para axé. Geralmente cada Odù é regido por muitos Orixás ao mesmo tempo, porque a palavra Odù siguinifica destino, e cada Orixá, teve sua passagem por cada Odù, por esse motivo, não há porque afirmar, que um Orixá, está ou não errado como regente de um Odù. E também pode ocorrer de Orixás que teoricamente não se dão bem, possam reger o mesmo Odù, mas que fique bem claro que com influências diferentes. Por exemplo: o Odù Oxê, todos sabemos que ele é regido por Oxun e Yà Mì Óxórongà, mas responde por esse Odù também Obà eterna inimiga de Oxun pelo amor de Xangô, ela rege sim, porque nesse signo é que há o grande confronto entre Obà e Oxun pelo Amor de Xangô quando Obà corta a própria orelha por amor a Xangô, ou seja não há regente errado.
- Odù Okáran - As pessoas regidas por esse signo, são inquietas, independentes, desconfiadas, impulsivas e geniosas, possuem vocação religiosa, são esquivos e tristes. São vingativos, não se importando quem é o alvo de sua vingança, sendo pai ou mãe, filhos ou irmãos. Possuem temperamento forte e são problemáticas.Você parece ser agressivo, mas na verdade está apenas lutando para preservar a independência da qual muito se orgulha. Você não poupa esforços para atingir seus objetivos, mas deve tomar cuidado para não arrumar inimigos à toa. Seu lado negativo implica grandes sustos na vida, grandes perigos, prisão, roubo, ruína, perda de tudo, ambição e intrigas.
- Odù Ejiokô - As pessoas regidas por esse signo, são muito alegres e felizes, possuem muita sorte, porém não chegam a ficar ricos, não são ambiciosos e procuram dividir tudo que possuem. São confiantes, voluntariosos, geniosos, prepotentes, exigentes e tentam impor suas vontades. E dessa maneira acabam adquirindo constantemente inimigos declarados e ocultos.Você se mostra calmo no comportamento e seguro nas decisões, mas na sua mente sempre exitem dúvidas. Não tenha medo de externar estas incertezas. Como muitas pessoas o amam, você acabará recebendo bons conselhos. Regidos por este odu têm personalidade marcante. Geralmente são criaturas tensas e nervosas, ávidas de vitória não importando a luta e sacrifício que terão de enfrentar para alcançarem a vitória, pessoas sinceras e que não aceitam a falsidade. Seu lado negativo traz prisões, brigas, casos de justiça, desfechos perigosos na situações da vida e crimes.
- Odù Etaogundá - As pessoas regidas por esse signo, só vencerão na vida, mediante seus próprios esforços e sacrifícios, o homem deste Odù é muito viril, e a mulher tem muita fertilidade mas não tem muita sensualidade. Mas tanto o homem quanto a mulher regida por esse Odù, são muito radicais sendo olho por olho dente por dente.A obstinação que se traduz em agitação e inconformismo, é uma das suas principais características. Mas, se usar suas qualidades, como a coragem, criatividade e a perseverança, consiguirá o que mais anseia: o poder e o sucesso. Seu lado negativo traz a inveja, normalmente vecem as situações com dificuldades, falta de sorte no amor, morte com familiar e situações onde possa haver feitiços com a pessoa.
- Odù Irossún - As pessoas regidas por esse signo, são audaciosos, decididos, agressivos, autoritários, deixam-se dominar pela cólera. Geralmente possuem olhos vermelhos e lacrimejantes. Jamais devem revelar seus planos a ninguém, pois por mais garantido que sejam da errado. Os segredos do mar jamais são revelados, pois o peixe morre pela boca.Pessoas francas, geralmente "mão aberta" pra dinheiro e que não gostam de ver ninguém "chorando" miséria. Pessoas gratas que gostam de ajudar e têm gosto pelo oculto, mistério e misticismo. Seu lado negativo traz a calúnia, a difamação, traições e indecisões. No caso de mulheres em busca de relacionamento difilmente terão hesito.
- Odù Oxê - As pessoas regidas por esse signo, possuem poderes para a feitiçaria, são misteriosas,  perigosas e vaidosas. Quando lhes convém, são mão aberta, possui muito charme, além de serem muito inteligentes. Gostam dos prazeres, são faladores, convencidos, ambiciosos, perseverantes e complicados no amor, pensam em grandes lucros e não poupam esforços para alcançá-los. Em momentos precisa de isolamento para poder refletir, pois preza muito sua liberdade e, sobretudo, seu crescimento. Pessoas vaidosas e que se interessam muito pelo ocultismo além de grande força espiritual. Desenvolvendo a espiritualidade tornam-se grandes feitiçeiros. Normalmente ocupam cargos importantes dentro do culto de òrìsà. Seu lado negativo implica a falsidade, promessa de pessoas influentes com desfecho infeliz, ambição, fracassos amorosos e a ilusão de viver situações fantasiosas.
- Odù Obará - As pessoas regidas por esse signo, quase sempre são vítimas de calúnias. Possuem grandes idéias e passam boa parte de suas vidas tentando realiza-las mas na maioria dos casos, essas idéias ou planos vão por água a baixo, por não pedirem ajuda para realiza-los. Os regidos por esse signo, acabam por vencer pela força de vontade, são obstinados, e geralmente não obtém o reconhecimento sobre seus atos.Você luta com unhas e dentes pelo que quer e geralmente consegue muito sucesso material. Mas, no amor precisa entender que não pode exigir demais dos outros. A possibilidade de riqueza e progresso são uma constante neste odu. Seu lado negativo traz a calúnia, roubos, inveja, o que, normalmente, causam nas outras pessoas mesmo sem ter nada. Bem cultuado na vida pode trazer soluções ineperadas e auxílio de onde não se espera o que pode ainda ser o caminho de grande melhora de vida.
- Odù Odí - As pessoas regidas por esse signo, são perseverantes, duras e inflexíveis, não crêem em nada nem em ninguém, mas podem facilmente serem levados por superstições tolas. São pessoas muito inteligentes e de excelente memória, assimilam tudo o que se proponham a aprender com muita facilidade,  adoram viver isolados.Você realmente está satisfeito com o que consegue. Mas não fica se lamentando. Prefere ir à luta. Caso aprenda com clareza seus objetivos, alacançará grandes êxitos. Seu lado negativo traz o desgosto pela vida, a perda da virgindade precoce, no caso de doentes traz o perigo de morte, perseguição, perda rápida daquilo que se conquista, e dificulade para se fixar em objetivos. Pessoas qu não temem a morte e bons feitiçeiros.
- Odù Ejionilê - As pessoas regidas por esse signo, são impulsivas, chegando quase a irracionalidade, seus objetivos devem ser atingidos a qualquer preço, mesmo que signifique o sacrifício de outrem. Possuem desenvolvimento intelectual mediano, alimentado pela curiosidade incontrolável, e enfraquecido por imaginação e teimosia excessiva. Tendem ao vulgar, ao mais fácil, não se importando muito com a qualidade.Sua agilidade mental faz de você uma pessoa falante e muito ativa. Além disso, você gosta de poder e prestígio e chega a sentir inveja de quem está em melhor situação. Mas seu senso de justiça o empede de prejudicar quem quer que seja. Seu lado negativo traz a perseguição de pessoas perversas, intrigas, brigas, fofocas, ódio acumulado no íntimo da pessoa e sede por vingança contagiante. Sendo regido pelo deus da "guerra", quando seu lado negativo é tratado terá a pessoa a conquista de grandes vitórias.
- Odù Ossá - As pessoas regidas por esse signo, são autoritárias, ingênuas, caprichosas e teimosas. São vítimas de calúnias e falsos amigos. De inteligência mediana são zelosos e por vezes muito mentirosos, cínicos, gostam de fofocas, costumam fantasiar situações,  são super protetores e por vezes falsos amigos. Costuma sempre estar rodeados de pessoas mas ser só.Você é uma pessoa que gosta de estudar cuidadosamente todas as coisas e sua larga visão de mundo em busca do conhecimento interior. Se quiser alcançar o sucesso, precisa tomar cuidado de manter alguma ordem no seu dia a dia. Seu lado negativo traz grandes desastres, perseguição e situações na vida de perdas onde não se espera acontecer. Quando se vai, seus nativos já estão vindo. Grande espiritualidade o que torna a pessoa muito adequada ao culto de òrìsà. Estas pessoas tem grande satisfação em viver os prazeres da vida.
- Odù Ejiofún - As pessoas regidas por esse signo, são muito calados, envelhecidas física e interiormente, ranzinzas, teimosos, embora exaltem a paz, são muito vingativos, agindo de forma geralmente traiçoeiras, são muito calmos. Geralmente vivem muito tempo, adquirem bens materiais a partir da meia idade, quando se encontra espiritualmente.Seu jeitão rabugento é apenas um escudo para que os outros não abusem da sua vontade e da sua sensibilidade. No fundo, você é uma pessoa serena, que se adapta aos autos e baixos da vida. Pessoas caridosas, humanas, pacientes e que geralmente entendem seus problemas assumindo assim a liderança de ajuda para quem dele precisa. Seu lado negativo implica a morte por doenças e principalmente da região do abdômen, feitiços e grande demora ao alcance dos objetivos e da persepção de situações sejam favoráveis ou não. Seus nativos atraem o lado negativo deste caminho para a vida quando fazem usode roupas pretas.
- Odù Owarin - As pessoas regidas por esse signo, ficam ricas ainda na juventude, realizam muito cedo o que desejam da vida. São naturalmente bafejados pela sorte, atraentes em tudo, generosas, dominadoras e entusiasmadas. Não conhecem obstáculos que não possam vencer, gostam do que é bom e caro. Não medem esforços para conseguir o que desejam. Mas não tem tempo para desfrutar de tudo que adquirem, pois este é o signo da pressa e tudo passa rapidamente.A pressa e a coragem são suas características. Tenso e agitado, você nunca fica muito tempo no mesmo lugar, a não ser que se sinta obrigado. Pode não obter grande sucesso material, mas a vida sempre lhe reserva muitas alegrias. Seu lado negativo traz perturbações, dúvidas, infelicidades, atrai pessoas de má influência, tendência para a mendicância e para os vícios, participação em casos baixos com envolvimento de polícia e casos de justiça além de falta de sentimento para questões na vida.
- Odù Ejiolaxeborá - As pessoas regidas por esse signo, são temperamentais, cordiais, adoram relacionamentos superficiais e numerosos, dificilmente assumem compromisso que durem muito tempo, o que provoca uma constante troca de parceiros. Costumam entediar-se até com as melhores coisas da vida. São gulosos, gostam de boa comida, de tudo do bom e do melhor, roupas, perfumes, gostam de desfrutar o máximo da vida, são muitos independentes.Sua principal virtude é o amor à justiça, que algumas vezes se transforma em intolerância com os erros alheios. Nessas ocasiões, você deve se voltar para outras de suas qualidades: a dedicação, que lhe permite ajudar todas as pessoas. São pessoas agradáveis, boas e simpáticas, porém muito sovinas. Seu lado negativo implica tendência acentuada para o vício do alcoolismo, progresso e sucesso rápido com perda mais rápida ainda e situações de perda por roubo. Se for homem, pode ainda, causar grandes perdas por mulher interesseira e envolvimento em casos de justiça.
- Odù Ejiologbon - As pessoas regidas por esse signo, são amorosas, dóceis, de temperamento mórbido, que preferem ser dirigidas e orientadas por alguém em que depositam confiança cega. Preferem viver em grupo. São teimosos, resmungões e gostam de crianças.Não possuem muita sorte no amor, e por essa razão vivem constantemente perturbadas, porém não deixam de ser trabalhadoras, honestas ao extremo, são sensíveis e quando se sentem agredidas são momentaneamente, vingativas.Você está quase sempre um pouco deprimido. Só faz o que quer quando quer o como quer. Mas, como tem grande capacidade de reflexão, acaba se adaptando e consegue viver bem com os outros. Seu lado negativo traz a falta de sorte no amor, difuculdades para êxito nos objetivos, atração para pessoas com vingança por feitiços, inveja e muita dúvida para tomar decisões. Pessoas com espiritualidade delicada com grande necessidade de trato constante ao Ori.
- Odù Iká - As pessoas regidas por esse signo, são muito orgulhosas, confiantes e por essa razão costumam chutar a felicidade, passando ao arrependimento logo após, mas elas inúmeras vezes, se recuperam e se renovam. São pessoas prestativas e agradáveis, agressivas, violentas, corajosas e nunca hesitam diante do perigo, fingem ser viris, gostam de vaidade embora não sejam vaidosos, e esforçam-se para sobressaírem em todos os meios e em todas as áreas, lutando com sua dupla personalidade.Paciência e sabedoria são suas principais características. Versátil, você se dá bem em qualquer atividade. Poderá passar por provações materiais e sentimentais, mas sempre saberá reencontrar o caminho para felicidade. Com seus nativos é sempre bom ter muita cautela por se tratarem de pessoas com opinião inconstante de onde pode se esperar tudo. São pessoas difíceis de lidar. Tem o viço da juventude e o carisma de um olhar malicioso e pentrante, perigoso, com pensamentos intensos. Gostam de aproveitar os prazer da vida intensamente. Se adaptam facilmente a uma situação e dela tiram sempre proveito ou experiência. Seu lado negativo traz arrependimento por oportunidades perdidas, doenças passageiras e dificuldades financeiras.
- Odù Obeogundá - As pessoas regidas por esse signo, são sempre impulsionados pelo desejo de conquista e de domínio, e para atingirem esse objetivo assumem posturas ameaçadoras, que visem manter o controle sobre a situação. São corajosos, audaciosos, presunçosos,  mas muito solícitas e prontas a socorrer à quem necessitem de seus préstimos. Possuem caráter altivo, sarcástico e indisciplinado. São amantes do trabalho.Você uma pessoa rebelde e cheia de vontades, que muitas vezes não resiste a defender seu ponto de vista mesmo depois que percebe que está errado. Por isso, deve tomar cuidado para não se deixar dominar pelo nervosismo. Pessoas ricas de bons sentimentos e muito seletivos na escolha de relacionamentos. Têm personalidade dúbia, nunca se firmando no que querem realmente. Sei lado negativo traz a briga, problemas de saúde relacionado as pernas, disputas e negócios com pouca chance de vitória.
- Odù Aláfia - As pessoas regidas por esse signo, são teimosos, serenos e calmos ao extremo, não perdem a paciência por nada, estão sempre dispostos a ajudar aqueles que deles necessitam, são francos e muito radicais em atitudes e pensamentos, possuem um grande senso de responsabilidade. São muito sábios.Suas principais caracteristicas são a tranquilidade e alegria. Amante da paz, você cria um clima de harmonia á sua volta. Se mantiver o equilíbrio, sem dúvida alcançará o sucesso. Pessoas felizes e contagiantes e que têm dificulades de lidar com suas limitações. SEus nativos podem estar tristes e pobres e transformam tal situação com grande êxito de maneira repentina. Seu lado negativo é grandioso quando estas pessoas tendem a resistir e não tolerar as situações da vida, insistindo demais em assuntos que a pessoa mesmo não acredita.

As Lendas do Jogo de Búzios


Oxun e o Jogo de Búzios 
 
Conta a lenda que Oxun, primeira esposa de Orunmilá, invejosa do sucesso do marido, resolveu praticar a adivinhação embora, naquela época, isto fosse um direito exclusivo dos homens. Sabedora de que Exu era a pessoa de confiança de Orunmilá que a ele confiava todos os segredos do Oráculo, Oxun resolveu fazer um pacto com o mensageiros dos deuses e desta forma, pediu a Exu que lhe ensinasse a adivinhar através dos Odus de Ifá. O preço pelo serviço seria estabelecido por Exu e pago após a revelação proposta.
No dia seguinte Exu voltou à casa de Oxun e lá, com muita cerimônia, entregou-lhe um punhado de búzios e algumas pedras, sementes, ossos de animais e outras coisas mais. Antes de entregar à Oxun o jogopor ele inventado, Exu apresentou o seu preço: todos os ebós que fossem determinados nas consultas com o novo método seriam endereçados a ele e mesmo os sacrifícios que não fossem destinados a ele, deveriam ser entregues aos seus cuidados para que os conduzisse aos destinatários
TendoOxun concordado com as exigências de Exu, recebeu dele os ensinamentos referentes aos 16 Odus Meji sendo que, para aplacar um pouco a provável fúria de Orunmilá, tiveram a sua ordem de chegada e alguns deles tiveram seus nomes trocados. Desa forma Exu criou um sistema de jogo que pode ser acessado também pelas mulheres e garantiu, para si mesmo, a vantagem de receber a totalidade dos sacrifícios determinados em todas as consultas.
 
Iemanjá e o Jogo de Búzios
 
Iemanjá estava casada com Orumilá, o grande adivinho das terras de Ifé, que fazia milagres e tinha uma grande clientela. Por isso, Orumilá estava intimamente ligado aos segredos dos Búzios ( Dilogun ), pois Iemanjá, filha do todo poderoso senhor dos mares Olokun, era a rainha dos mares, peixes, caracóis, Búzios e tudo o que é relacionado com as Águas e se comunicava com eles, já Orumilá os interpretava seus segredos através dos Odus e suas lendas.
Então um dia, Orumilá teve que fazer uma viagem muito longa e entediante para participar de uma reunião dos Awôs que Olorun tinha convocado, Orumilá demorou demais e Iemanjá não tinha mais como se manter, não tinha mais dinheiro, foi aí que Iemanjá resolveu aplicar seus conhecimentos e técnicas para atender os  clientes que iam até sua casa em busca de ajuda. Quando alguém veio procurar Orumilá, para se consultar, ela os atendia jogando o Dilogun ( Jogo de Búziios ). Como Iemanjá era adivinha de nascimento as previsões eram muito bem sucedidos e em pouco tempo ela passou a ser muito cogitada, ganhando muito dinheiro.
Orumilá, no caminho de volta a sua casa, ouviu as pessoas falarem de uma mulher adivinha e milagrosa que era tão boa quanto Orumilá. Ele, muito curioso, disfarçou-se e perguntando as pessoas onde vivia esta mulher tão sábia, chegou a sua própria casa.
 
Iemanjá, ao ser descobertaa, lhe disse:
 
Você acha que eu morreria de fome esperando-te?
 
Então, Orumilá enfurecio, foi queixar-se com Olorun que decidiu que Orumilá seria o dono do Opelê, os Ikins e o Até de Ifá, e Iemanjá dominaria o Dilogun. Porém, Olorun advertiu a Orumilá que quando Iemanjá respondesse em seus Odus, todos os Babalaôs teriam que reverenciá-la, tocar a testa e saudá-la.

Jogo de Búzios

1 BUZIO ABERTO - OKARAN
·        Exú adverte que há perigo de roubo, brigas, discussões, inimizades, intrigas, perda de emprego, separação, prejuízo em qualquer tipo de negócio, sustos. Adverte também que está sujeito prisão, acidentes, feitiços, com os caminhos fechados, enfim, ruína. O cliente sente dificuldade em realizar seus negócios, impedido por inimigos ou pessoas invejosas. Situações que pode ocasionar; sustos, prisão, roubo, ruína, acidentes, envolvimento com drogas, tráfico, pessoa mau-caráter, inimizades, separações. Okànrán pode indicar vocação religiosa, eloquência, solução de problemas por intermédio de simples entendimento, nascimento de uma criança, nascimento de gêmeos, virilidade no homem, sexualidade na mulher, progresso ou enriquecimento repentino. Pode indicar fanatismo religioso exacerbado, injustiças, ingratidão, inquietude, abandono, lágrimas, perigo iminente e irremediável, inimigos ocultos, novidade, barulhos, alvoroço, visita estranha, coisas negativas em todos os sentidos ou até certo ponto, susto, grandes perigos, roubo, prisão, ruína, perda total. Èsú adverte que há perigo de roubo, brigas, discussões, inimizades, intrigas, perda de emprego, separação, prejuízo em qualquer tipo de negócio, sustos. Adverte também que está sujeito prisão, acidentes, feitiços, com os caminhos fechados, enfim, ruína.
2 BUZIOS ABERTOS- EJIOKO OU OKO
·         Este Odu fala de surpresas boas, cartas, dinheiro, lucros em negócios, amores, boas notícias, casamentos, união amorosa, noivado, convites para festas e fim de sofrimento. Pode falar de ancestralidade, mediunidade, ciências ocultas de gravidez, caminhos fechados e indecisão.  Encontro de dois, casamento ou convivência conjugal, felicidade inesperada, sucesso de empresa. Determina separação de mãe e filhos e muita tristeza por causa disto. Indica que a mulher trai o marido. Assinala inversão sexual. Aponta enfermidades e bruxarias por comida e/ou bebidas. Ejiòkôpode indicar atitudes puras e inocentes. Revela sensibilidade artística, dignidade, evolução material e espiritual, conquista de posições elevadas, vitórias, honrarias, encontro de dois corações, casamento, convivência (relacionamento) sexual, empreendimento bem sucedido. Pode indicar possibilidade de aborto ou parto prematuro, inveja de terceiros, atraso de vida por olho grande, trabalho de feitiçaria feito contra o consulente, melancolia, perdição por amor, separação da família (principalmente a mãe), frigidez nas mulheres, impotência nos homens, inimigos ocultos.

3 BUZIOS ABERTOS - ETAOGUNDÁ OU OGUNDÁ
·         Quando esse ODÚ se apresenta no jogo, o consulente deverá ser esclarecido afim de encontrar forças necessárias para enfrentar para enfrentar todas as situações desagradáveis e jamais recuar diante de qualquer obstáculo. Somente não deverá agir com impulso de maldade e sim espírito de bondade e esperteza, e muita calma, pois é uma indicação de dificuldade com alguns prejuízos e graves conseqüências. O consulente deverá ficar em alerta, pois haverá fracassos nas realizações de grandes projetos, quando esse fato acontece, é preciso que o consulente tenha muita calma e paciência, pois esse e um Karma imposto por esse ODÚ, e nesse momento, este deverá agir com prudência e acima de tudo com justiça. Não deve depositar confiança demasiada em certos amigos, pois no meio deles haverá um traidor, um falso amigo. Desordem, favorecimento de zanga, paz vitoriosa, acusação, ascensão ao poder, elevação, desastre, produto por esforço próprio. Prenuncia dúvidas, falsidade oculta, prisão, briga, casos de justiça, perigo vícios, depravação e guerra. Documentos e papéis importantes sem andamento, rompimento de uma sociedade, falência e separação amorosa. O consulente só vencerá todos os obstáculos agindo com calma e dentro da noção e com muita cautela. Não confiar em ninguém. Não recuar diante de nenhum obstáculo. Pode indicar: desmascaramento de pessoas que vêm agindo com falsidade, descoberta de uma traição, vitória sobre inimigos, guerra ou disputa em que a vitória está assegurada, vigor físico, virilidade, nascimento de uma criança, sobrevivência numa situação de extremo perigo. Este Odú indica: violência imposta ou sofrida, corrupção moral, toxicomania, alcoolismo, falta de escrúpulo, guerra, disputas acirradas que levam a desenlaces violentos, acidentes, morte violenta, agressões, perigo em viagens, inversões e perversões sexuais, traição, morte por envenenamento, falha na conduta moral.
4 BUZIOS ABERTOS– IROSUN OU IOROSUN 
Este Odu fala de indica grandes desgraças, ciladas, roubos, indecisões, calúnias, traições de pessoas amigas, acidentes, muitas tristezas, paixões violentas, muita falsidade, até mesmo dentro de casa e no trabalho, além de perigo de morte repentina. Pode falar de soluções para todos os problemas por pior que sejam e superação e conquistas inesperadas. Imaginação, choro, dificuldade na vida, peregrinação, prevenção, cautela, futuro brilhante. Iròsún Meji rege todos os buracos de terra, comanda também todos os metais vermelho, como o cobre, o bronze, o ouro, etc... Prenuncia acidentes, miséria, fraudes, sofrimento, ambição e impetuosidade. Pode indicar: vitória pelo esforço despendido, conformação, trabalho que surge, peregrinação religiosa, conquista de bens de pouco valor, mas que trarão satisfação, sorte em jogos. Este Odú indica: Ofensas, perigo de acidentes, derramamento de sangue, homem que deve ser evitado, mulher perigosa e faladeira, notícias ruins, doença em casa ou na família, miséria, recursos insuficientes. 

5 BUZIOS ABERTOS- OXÊ
Quando esse ODÚ, se apresenta nas 1ª caídas consecutivas, é indicação de feitiçaria, e, nessa feitiçaria, quem responde é Exú e Egungum. Quando sair 2 vezes, é indicação de magia e falsidade de mulheres, e o consulente será ludibriado com promessas que não serão cumpridas, também haverá perseguição de um homem.Também indica uma doença grave, mental, não tratada poderá levar à loucura, mas essa situação é passageira, fazendo ebó, todas as negatividades serão despachadas e todos os inimigos serão derrotados. Ofensa, trabalho, necessidade, miséria, luta oratória, início de empresa. Oxê pode indicar: recuperação de coisas perdidas, enriquecimento súbito, cura de uma doença, capacidade e engenhosidade, intuição que deve ser seguida, boa inspiração. Este Odú indica: perdas de todos os tipos, desperdícios, evasão de energias físicas, falsidade, cirurgia e doenças, principalmente na barriga, morte ocasionada por enfermidade, traição, prantos. 

6 BUZIOS ABERTOS- OBARÁ
Se este Odu cair 3 vezes seguidas, é sinal de perdas totaisSe 3 ou 4 vezes, também passa a suspeita de ligação com Abiku porém essa situação não quer dizer que o consulente seja Abiku, mas que tenha contato, pai, mãe, filho, esposa, marido, irmão ou irmã. Fala de mudanças eminentes na vida do consulente e de uma possível melhora de vida. Recaída sobre a pessoa de sofrimento seu ou de parentes, roubo, traição, vaidade, prosperidade sem igual. Prenuncia expansão física e moral, regularização, alegrias, ambição, questões relacionadas a dinheiro, processos em andamento, solução de problemas de ordem financeira. Os filhos deste odú são pessoas alegres e festivas, carregadas de religiosidade e gostam de observar e manter tradições. Obàrá pode indicar: aquisição de bens materiais de um modo geral, fim de um obstáculo que deve ser o último, expansão física e moral, ausência de enfermidade, evolução no sentido ascendente. Este Odú indica: deslealdade, imoralidade, orgulho nocivo, injustiça, libertinagem, adultério, maldade, filho adulterino, guerra em família de santo. Pode estar indicando uma das seguintes doenças: infecções do sangue, problema circulatório, atrofias musculares, apoplexia, desnutrição, problemas respiratórios, mania de grandeza, loucura. 

7 BUZIOS ABERTOS- ODI
Este Odu fala de desgostos, banalidades, imoralidades, etc, mas também fala de muita sorte em qualquer tipo de jogo, heranças, empregos, conquistas de todos os tipos, bom gosto e boa aparência, porém, a sorte nunca é muito duradoura, porque existe maior número de qualidades negativas do que positivas. Dificuldades, caminhos fechados, avisto rápido, recompensa, bem-estar futuro de forma espantosa. Odí pode apontar: pessoa importante, influência em todas as camadas sociais, viagens com propósito de lucros, sorte em qualquer tipo de jogo (embora efêmera), heranças, bons empregos, conquistas de todos os tipos, bom gosto, boa aparência. Este Odú indica: prisão, condenação, roubo, abandono, prejuízo, seqüelas advindas de acidente ou moléstia, traição, perfídia, possessão de maus espíritos, mulher de maus hábitos e vida sexual desregrada, homossexualismo (só masculino), caminhos fechados, imobilidade ou dificuldade de ação. Pode estar indicando, quase sempre, doenças de bexiga, bacia, necroses, dermatoses, câncer, lepra, hipocondria, melancolia, neurastenia, doença dos ossos. 

8 BUZIOS ABERTOS– EJONILE ou EJIOGBÊ
Este Odu fala de perigos, pois o mesmo possui uma característica um tanto contraditória, pois o Odu é tão sagaz a ponto de enganar a morte, assim, todas as vezes que esse ODÚ se apresentar, em qualquer posicionamento, o mesmo se torna muito especial, sendo, portanto o merecedor de muita atenções. Geralmente esse ODÚ avisa possíveis riscos de acidentes, doenças graves, traições, pequenos furtos e alguns mexericos. Ejiònilê pode apontar: independência e determinação, um caminho aberto e que deve ser seguido, auto suficiência, vitória sobre o inimigo, dedicação em face de problema próprio ou alheio. Desenvolvimento intelectual pela vontade de saber, vitória em problemas de ordem financeira. Este Odú indica: perdição pelo jogo, estupidez, teimosia, irracionalidade, ações impensadas que ocasionam problemas sérios, confusão, agressividade, fúria descontrolada, casos judicias, aventura que terá final desastroso, falta de escrúpulos, adultério (por parte do consulente), sensualidade excessiva. Este odú fala de doenças como: anemias, males do estômago, das mamas, da garganta, do ventre, loucura por imaginação excessiva, problemas da coluna vertebral e do olho esquerdo.
9 BUZIOS ABERTOS– OSSA
O consulente está sujeito a passar por situações de desespero, derramamento de lágrimas, pela não realização quase sempre de grandes projetos, devido à perturbações provocadas por Egungum, traição e possibilidade de alcoolismo. Xangô fala de proteção e de superação. Época difícil, fuga preventiva, tempo de análises, uso para empresa de guerra, abundância de tudo. Osá pode apontar: elevação espiritual ou material, poderes mediúnicos ou parapsicológicos, vitória nos objetivos, progresso, idéias inteligentes. Este Odú indica: feitiçaria, aborto, quebra de um tabú, trabalho (feitiço) feito. Este odú fala de problemas da coluna, doenças do sangue, menstruação excessiva, hemorragias de todas as origens.
10 BUZIOS ABERTOS– EJIOFUN ou OFUN
Quando cai este ODÚ para um consulente, é preciso que o mesmo seja bem orientado, devido a série de perturbações que virão em seguida, tanto materiais como espirituais, abalando sua personalidade de paz, ou seja, entrará em choque com fatos que aparecerão. Sempre que este ODÚ sair 3 vezes, é indicação de trabalhos feitos com EGUN, trazendo conseqüências desastrosas e prejudiciais, tanto na parte material como na sentimental e, ainda, casos de desonra e perda de virgindade. Aperto financeiro, fim, prejuízo, dádiva, dar ou ter coisa, semeadura de virtude, posse de objetos valiosos, moléstia, gravidez. Òfún pode apontar: aquisição, riqueza, longevidade, aumento de recursos materiais. Aumento de energias físicas e espirituais, credibilidade, segurança, sucesso. Este Odú indica: avareza, obsessão em acumular riqueza, traição, desmoralização, perda de respeito público.Este odú fala de problemas da circulação, obesidade, apoplexia, abortos, extirpação do útero e do ovário, cirurgias abdominais.
11 BUZIOS ABERTOS– OWARIN
Quando ele está positivo, ele oferece vitórias sobre todas as lutas e inimigos, os quais tentam guerrear com armas baixas, caluniando, difamando, dando falsos testemunhos, intrigando e fazendo magias pesadas, etc., com propósitos mesquinhos tentando denegrir a boa imagem e a dignidade das suas vítimas. Para as pessoas que vão viajar ou que trabalham viajando, deverão ter cuidados especiais fazendo ebó. Surpresa, ingratidão, vingança oculta, dificuldade de ter o que se deseja, achar-se tudo o que se quer por meio de muito esforço, satisfação com aquilo que se deseja ter. Òwónrin pode apontar: nobreza de atitudes, uma decisão que leva a um bom resultado, planos que darão certo, um bom empreendimento, proteção do alto, ajuda de terceiros, fartura, riqueza. Este Odú deve indicar: acidentes fatais, morte súbita ou prematura, vida curta. Este odú aponta doença no olho direito, excesso de sangue, hipertrofia dos órgãos, hipertensão, congestões e todos os tipos de doenças ocasionadas por abundância ou excesso patológico de fluidos, tumores, matéria orgânica. Esse odú impõe muitas influências negativas, tanto para o consulente, quanto para as pessoas regidas por ele. 

12 BUZIOS ABERTOS– EJILAXEBORA ou IWORI
Quando sair no jogo pode indicar que o consulente terá grandes dores de cabeça, podendo se tornar um ébrio ou um débil mental, essa indicação também é estendida à alguém da família, que correrá o mesmo risco. Pode falar de problemas ou vitórias jdiciais, fala de fim de todos os obstáculos, de renovação e de união. Vitória em todas as lutas, agonia e desassossego, mas sempre vencendo admiravelmente. Ejilasèborá pode apontar: vitórias em todos os sentidos, situação de desespero que chega ao final, sendo superada com esforço. Fortalecimento espiritual, inteligência, um relacionamento de amizade que se transforma em romance. Este Odú deve indicar: troca ruim que traz maus resultados, morte no sentido literal da palavra, um inimigo difícil de ser derrotado, associação prejudicial, compromissos que não podem ser satisfeitos. Tendência ao suicídio, desespero. Este odú indica, principalmente, distúrbios nervosos, paralisias locais ou gerais, falta de coordenação motora, epilepsia total, catalepsia.
13 BUZIOS ABERTOS– EJILOLOBAN
Quando ele se apresenta, costuma indicar o fim de um problema ou uma fase na vida do consulente, fala de feitiços, principalmente com Exú. Fala de saúde boa, de nascimento, de possível promoção no trabalho, de reveações no convívio pessoal do consulente. Lutas difíceis, astúcia, sagacidade e destreza para conseguir fortuna ou bem estar. Ejiològbón Meji pode apontar: mudanças para melhor, fim de uma situação desagradável, boa orientação de alguém que deve ser seguida, desmascaramento de certa pessoa que vem agindo com falsidade, intuição correta, capacidade de convencer, eloquência, fidelidade no amor, neutralidade em relação a uma briga ou disputa envolvendo outras pessoas. Este Odú indica: ineficiência, incapacidade de tomar decisões, queda de situação, morte do consulente ou de pessoa a ele ligado. Fala, principalmente, de morte de pessoa do sexo feminino. Notícias ruins que estão para chegar; rompimento definitivo de qualquer relação; esgotamento de possibilidades e de recursos. Este odú fala de problemas com as vistas, os estômago, aparelho digestivo em geral, bexiga, útero, queda de temperatura do corpo, perturbações emocionais, alucinações fantasmagóricas.
14 BUZIOS ABERTOS– IKÁ
Todas as vezes que IKÁ aparece bem posicionado num determinado jogo, significa possibilidades boas, tais como: cargo no santo, viagens, convites, heranças, nomeações, lucros, presentes, reconciliações, compra de imóveis, mudança de residência para uma melhor, etc. Aviso de alerta, ter prudência e sagacidade. Falsidades, mas notícias, perigos futuros. Perversidade, desfrutar boa ocasião, ganho de mulher com o corpo, malfeitos, remorsos, paz, fortuna e bem-estar fácil no fim de qualquer tempestade, vitória qualquer que seja o terreno. Iká Meji pode apontar: vitória sobre os inimigos, controle de uma situação tumultuada, coragem para enfrentar um problema, sorte com o sexo oposto, conquista amorosa. Este Odú indica: envolvimento com polícia, inimigos declarados e perigosos, crimes sexuais, violências, agressões impostas ou sofridas, revolta, filho adulterino. Este odú fala, quase sempre, de impotência, frigidez, atrofias e inflamações musculares, problemas do fígado e da vesícula, interrupção do fluxo sangüíneo ou menstrual, doenças de pele (erupções), rubéola, sarampo, inflamações externas, desarranjos intestinais, hemorragias seguidas de abortos.
15 BUZIOS ABERTOS– IRETÉ ou OBEOGUNDÁ
Quando ele sai no jogo determina castigos, as situações se tornam por demais perigosas e delicadas, ocasionando danos morais e materiais, tais como: processos, separações, perda de dinheiro, propriedades, objetos de muito valor, perda de emprego, risco de haver um crime, risco de incêndio. Pessoas com problemas nas pernas, guerra e disputa por mulher ou homem, negócios com pouca chance de vitória, progresso incerto. Traz também riqueza, prosperidade quando em outra fase de transição para seus nativos. Inicia inúmeras situações deconcertantes até ocasionar guerra, através de intriga, inveja, ambição, danos morais e materiais. Processos, separações, perda de dinheiro e de propriedade. Obeogundá Meji pode indicar: domínio absoluto de uma situação, amor correspondido, influência, respeito, auxílio poderosos, dinamismo. Este Odúindica: falta de juízo, atitudes egoístas, indisciplina, uma aventura que terá final desastrosos, violência, ciúmes, cólera incontrolável, violência sexual, estupro. Este odú fala de lepra, varíola, atrofia muscular, inflamações intestinais, impotência sexual, febres eruptivas, hepatite, lesbianismo.
16 BUZIOS ABERTOS– ALÁFIA ou OTURÁ
Quando o Odu Aláfia sai no jogo é uma indicação feliz tanto para o consulente quanto para o Sacerdote, pois o cliente terá daí em diante um novo início de vida, necessitando apenas de uma pequena orientação e alguns agrados aos Orixá. Aláfia é a representação favorável do Universo, é a verdade, o sucesso e a paz, dando indicações importantes, bons lucros, recebimento de herança, viagens prósperas e amor correspondido. Confirmação do pleno êxito, contentamento, ou felicidade, lucros, herança, viagens; o branco deve fazer-se sempre presente. De preferência, fazer negócios aos domingos. Aláfia Meji pode indicar: vocação artística, sinceridade no amor, amor correspondido, sabedoria, conquista de alguma coisa, prazeres, acolhimento afetuosos. Este Odú indica: domínio dos instintos (as necessidades físicas sobrepujando a razão e induzindo ao erro), falta de determinação para dizer não, pessoa de caráter dúbio, de duas caras, sem palavra.

Oráculo

Existem dois métodos para conversar com os ancestrais, sendo a primeira usar o método owo eyo conhecido como o jogo dos 4 búzios (Erin). Qualquer um não iniciado pode se apossar desta técnica para fazer perguntas e resposta de sim ou não (Bèéni; Bèéko), mas antes o consulente deve-se ater ao conhecimento básico desse oráculo, que sim é fácil de se manusear.
Já os iniciados no culto a Orisa e principalmente no culto a Ifá podem manusear este oráculo com uma forma mais abrangente e fazer os respectivos ebo a partir deste oráculo, e como todo qualquer oráculo, os iniciado em ambos os cultos podem usar um grande orifício para trazer uma melhor mensagem dos Egungun.O método que considero mais eficaz é usando o oráculo obi de 4 gomos ( àbàtàìyá obi). Este fala diretamente com esta divindade e a mesma traz respostas mais objetivas. Obi é a semente que advém da terra( ilê ) ilè gbogbo, ilè wa o, ilè mo júbà. O oráculo de ifá com seus rosário ( opele-ifá ) e as sementes ( ikín-ifásão também super importantes para a adivinhação ao consulente que necessita de apoio espiritual, principalmente quando há uma gravidade no plano espiritual-ancestral.

Ebós dos Odus

EBÓS

ODÚ OSSÁ

2 ovos de pata
2 acaçás
2 bolas de arroz
1 obi arobo ralado
Flores brancas

Serve para amenizar problemas nos seios.

Na beira da praia, esfregue nos seios,os ovos de pata, os acaçás e não esquecer de acrescentar o obi e o arobo ralado nas bolas de arroz e as flores brancas.

Quando estiver no mar, fazer o pedido para Yemanjá, pedindo saúde e para que lhe tire a enfermidade, tenha fé no seu pedido rezando uma prece.

ODU EJI ONILE

8 acaçás
8 ekurus
8 velas
8 bolos de arroz
Milho branco cozido
8 panos de morim branco
8 carretéis de linha branca
Passar tudo no corpo e despachar tudo no mar

BANHO PARA SIMPATIA DA MULHER

Macaçá
Manjericão
Canela em pau
Pó de sândalo
1 maçã bem vermelha
Argentina cortada em cruz

Misturar todos os ingredientes e colocar para ferver por 30 minutos; deixe esfriar e em seguida tomar um banho da cabeça aos pés. Após o banho usar um perfume de sândalo ou alfazema.


EBO DE OBARA E OXÉ PARA FORTUNA

6 maçãs argentinas
6 pêras
6 cachos de uvas verdes
6 cachos de uvas rosada
6 velas
6 obi
1 porcelana branca

Os melhores dias para fazer este ebó são os dias de quinta-feira

EBÓ PARA AGRADAR ÃO ODU E ODI
(Para se obter coisas boas)

1/2 kg de feijão preto
100 g de camarão seco triturado
1 fava de manjericão
1 bacia de pipoca
Velas brancas
1/2 copo de dendê
1 cebola média

Cozinhe o feijão e escorra.Em uma panela refogue a cebola com o dendê, camarão e manjericão e depois o feijão.

Cobrir com as pipocas já estouradas, oferecer a Abaluae. Esta obrigação é para pedir paz e saúde e deve ser levada ao mato.

EBO PARA ODU OFUM

10 velas brancas
10 acaçá
10 acarajé
10 bolos de farinha com mel
10 bolos de arroz
10 moedas correntes
10 arobô
10 bolos de canjica
10 ovos
2 metros de murim

Passar tudo no corpo pedindo para este odum levar tudo de ruim. Colocar tudo no murim, amarrar e deixar debaixo de uma árvore.

BANHO PARA ABRIR CAMINHO

Manjericão de caboclo
Alecrim
Arruda
7 rosas branca
1 obi se for mulher
7 cravos brancos se for homem
21 cravos da índia Fazer

Este banho é para quando a vida estiver atrapalhada ou com perturbações

EBÓ ODU IKA

1 travessa de louça
1 peixe chamado vermelho
7 farofas diferentes:
· 1 de dendê
· 1 de café
· 1 de azeite doce
· 1 de mel
· 1 de água
· 1 de vinho branco
· 1 de água com açúcar

14 bolas de batata doce
14 bolas de arroz cozido
1 obi abata de 4 gomos
14 moedas atuais
14 velas brancas

Arrumar tudo na travessa, se concentrando e fazendo seus pedidos.

EBÓ ODU DE OWARIM

11 rosas
1 gamela
1 peneira
11 acarajés
1 acaçá
1 punhado de areia de praia
1 pedra de cristal
11 moedas
Folhas de louro

Colocar a gamela no chão e dentro dela areia e em cima os acarajés, o acaçá, a pedra de cristal, as moedas e enfeitar com as folhas de louro e rosas. Levar o ebó em um bambuzal e gritar o nome deste odú.

EBÓ DO ODU OBARA

1 abóbora
6 acaçás branco
6 tipos de doces brancos
6 tipos de doces amarelos
12 velas amarelas
mel
12 quiabos

Coloque a abóbora inteira para cozinhar, depois faça uma pequena abertura na parte de cima da abóbora e tire todas as sementes de dentro e deixe-a esfriar, pegue os acaçás e as outras coisas, passe no corpo e coloque dentro da abóbora. Peça prosperidade e caminhos abertos.
 
EBÓ DE OKANRAN MEJI:



Um peixe fresco,Um carretel de linha branca, um de linha vermelha e um de linha preta;
 

um punhado de cinzas de carvão, um charuto, um obi, uma cachaça, ½ dendê, ½ mel e

um akunko(Galo) preto.



Passa-se tudo no corpo e arruma-se dentro de um alguidar. As linhas são desenroladas passando sobre os ombros da pessoa, de trás para frente e vão sendo jogadas dentro do alguidar. Sacrifica-se o akunko para Egun e coloca-se dentro do alguidar.
 

Cobre-se tudo com epô, oti mel, espalha-se as cinzas por cima e despacha-se numa estrada de movimento.



EBÓ DE EJIOKO
 



Um akunko, duas penas de papagaio, dois aros de ferro, dois obís, duas favas de ataré, dendê, mel, oti e pó de efun. Passa-se o akunko no cliente e sacrifica-se para Exú. Arruma-se tudo dentro de um alguidar e deixa-se diante de Exú de um dia para o outro. As penas e os aros de ferro ficam no Exú, o resto é despachado no lugar indicado pelo jogo.
 



EBÓ DE ETAOGUNDÁ
 



Um akunko; um peixe fresco; um pedaço de carne bovina; oti; epô pupá; mel; um pano preto. Passa-se tudo no corpo do cliente, sacrifica-se o akunko para Exú; embrulha-se tudo no pano e despacha-se no lugar determinado pelo jogo.
 



EBÓ DE IROSUN MEJI
 



Quatro omo adie ou akunko kekere, um flecha, um bastão de madeira, quatro tipos diferentes de cereais torrados. Passa-se tudo no corpo do cliente e coloca-se o bastão e a flecha nos pés de Exú e os cereais dentro de um alguidar. Sacrificam-se os omo adie para Exú e colocam-se dentro do alguidar, por cima dos cereais. Despacha-se em água corrente. (A flecha e o bastão ficam para sempre com Exú).
 



EBÓ DE OXE MEJI
 



Um peixe vermelho, cinco búzios, cinco ovos, cinco obís, cinco folhas de akokô, uma cabaça e areia de rio. Corta-se a cabaça no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro. Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaça, sobre a areia. Passam-se os demais ingredientes e vai-se arrumando em volta do peixe, dentro da cabaça. (Os ovos são crus e não podem ser quebrados). Tampa-se a cabaça com sua parte superior e embrulha-se com um pano colorido. Pendura-se o embrulho no galho de uma árvore na beira de um rio.
 



EBÓ DE OBARA MEJI
 



Um akunko, uma adie, seis abaninhos de palha, seis obís, seis acaçás, um pedaço de corda do tamanho da pessoa, um alguidar grande, mel, oti, epô, seis velas. Passa-se tudo na pessoa e sacrificam-se para Exú. Colocam-se tudo dentro do alguidar (o akunko por cima da adie), arruma-se as demais coisas em volta e a corda ao redor de tudo (dentro do alguidar). Cobre-se com mel, epô e oti e acendesse as velas em volta. Este ebó tem que ser feito e arriado nos pés de uma palmeira.
 



EBÓ DE ODI MEJI
 



Uma adie carijó, sete espigas de milho verde, sete tipos diferentes de cereais torrados, sete chaves, sete moedas e sete pedaços de rapadura.
 

Passa-se tudo na pessoa e arruma-se dentro de uma panela ou alguidar de barro. Sacrifica-se a adie em cima do ebó e coloca-se o seu corpo sobre ele. Despacha-se num caminho de subida (no início da subida).



EBÓ DE EJIONILE
 



Uma adié branca, uma vara de madeira do tamanho da pessoa, canjica cozida, oito ovos crus, um pedaço de pano branco, oito acaçás, oito búzios, algodão em rama e um alguidar. Passa-se tudo no corpo do cliente e arruma-se no alguidar que já foi anteriormente forrado com algodão. Amarra-se o pano na vara de madeira que deve ser fincada no solo como uma bandeira. Arreia-se o alguidar com o ebó na frente da bandeira. Passa-se a adie no cliente, com muito cuidado para não machucá-la, apresenta-se a Exú e solta-se com vida. Este ebó é para ser feito num lugar bem alto, de frente para o local onde nasce o Sol, de manhã bem cedo.
 



EBÓ DE OSÁ MEJI
 



Um akunko, nove agulhas, nove taliscas de dendezeiro, nove bolos de farinha, nove cabacinhas pequeninas, nove acaçás, nove grãos de ataré, nove moedas, nove penas de ekodidé, algodão, pó de efun e um alguidar. Sacrifica-se o akunko para Exú e coloca-se dentro do alguidar. Arruma-se tudo em volta do akunko. Nas pontas das taliscas de dendezeiro, enrola-se um pouco de algodão como se fosse um cotonete. Molha-se o algodão enrolado nas taliscas, no ejé do akunko e depois passa-se no pó de efun. As taliscas e as penas de ekodidé não vão dentro do alguidar, devem ser espetadas no chão, formando um círculo ao redor do mesmo, no local em que for despachado. Neste ebó não se passa nada no corpo do cliente. Despachar na beira da praia sem acender velas. Na volta, todas as pessoas que participaram têm que tomar banho de folhas de elevante e defumar-se com pó de canela.
 



EBÓ DE OFUN MEJI
 



Uma tigela branca grande, canjica, uma toalha branca, dez velas brancas, dez acaçás, um obi de quatro gomos, água de flor de laranjeira, pó de efun, algodão em rama e um igbín vivo. Leva-se tudo ao alto de uma montanha e ali, embaixo de uma árvore bem copada, faz-se o seguinte: Primeiro reza-se a saudação de Ofun Meji, depois, forra-se o chão com a toalha branca; no meio da toalha, coloca-se a tigela com a canjica, coloca-se os quatro gomos do obi sobre a canjica, um de cada lado; coloca-se os dez acaçás em volta da tigela; em cada acaçá espeta-se uma vela, cobre-se a tigela com o algodão, derrama-se sobre ele a água de flor de laranjeira e cobre-se com o pó de efun. Passa-se o igbín na pessoa e manda-se que ela o coloque, com suas próprias mãos sobre a tigela. Derrama-se um pouco de água de flor de laranjeira sobre o igbín que deverá permanecer vivo. Só então acende-se as velas e faz-se os pedidos. A cada pedido formulado diz-se: “Hekpa Babá”. Na volta para casa deve-se falar o mínimo necessário e, a pessoa que passou pelo ebó tem que guardar resguardo de dez dias e vestir-se de branco durante o mesmo período.
 



EBÓ DE OWÓNRIN MEJI
 



Dois obís, duas solas de sapatos velhos (da própria pessoa), dois bonequinhos de pano, dois pedaços de pano, sendo um branco e um amarelo, uma casinha de cera, duas pencas de bananas, dois saquinhos de confete, e um akunko para Exú. A roupa que a pessoa estiver vestindo na hora do ebó, tem que sair no carrego, que será despachado nos pés de uma árvore frondosa. Feito o ebó, o cliente se vestirá de branco por dois dias.
 



EBÓ DE EJILA XEBORA
 



Um akunko, dois irelês, doze folhas de babosa, doze pedacinhos de ori-da-costa, doze pedaços de coco seco, doze grãos de ataré, um alguidar, doze folhas de mamona, doze búzios, um charuto de boa qualidade, dendê, mel, oti, pó de peixe defumado, pó de ekú defumado, doze grãos de lelekun e pó de efun.
 

Sacrifica-se o akunko para Exú e coloca-se dentro do alguidar. Passa-se no corpo do cliente e vai-se arrumando no alguidar, em volta do akunko, as folhas de babosa e os búzios. Rega-se com mel, oti e dendê, cobre-se com pó de peixe e pó de ekú. Pega-se as folhas de mamona e, sobre cada uma delas coloca-se um pedaço de coco, em cima de cada pedaço de coco um pedacinho de ori, um grão de ataré e um de lelekun e com isto se faz doze trouxinhas. Passam-se as trouxinhas no cliente e vai-se arrumando no alguidar. Por fim, passa-se os Irelês e solta-se com vida. O ebó é arriado dentro de uma mata e o charuto, depois de aceso, é colocado em cima de tudo.





EBÓ DE EJIOLOGBON
 



Um peixe fresco, 13 pãezinhos, um alguidar, um pedaço de pano preto, um pedaço de pano branco, pó de peixe e de ekú defumado, dendê, mel e vinho tinto. Passa-se o peixe na pessoa e coloca-se dentro do alguidar, passa-se os pães na pessoa e arruma-se em volta do peixe. Rega-se tudo com mel, dendê e vinho. Salpica-se os pós sobre tudo. Passa-se o pano preto nas costas da pessoa e coloca-se dentro do alguidar. Passa-se o pano branco na frente e com ele embrulha-se o alguidar. Despacha-se nas águas de um rio ou de uma lagoa.
 



EBÓ DE IKÁ MEJI
 



Um akunko, duas quartinhas com água, 14 grãos de milho, 14 grãos de ataré, 14 favas de bejerekun, 14 grãos de lelekun, um alguidar, um pano branco, 14 moedas, uma mecha de pavio de lamparina, um obi, um orógbó, 14 ovos e 14 acaçás.
 

Enchem-se as quartinhas com água de poço, sacrifica-se o akunko para Exú e arruma-se no alguidar. Passa-se os demais ingredientes na pessoa e vai-se arrumando dentro do alguidar, (os ovos são quebrados). Derrama-se a água das quartinhas, uma sobre o ebó e a outra na terra. Despacha-se em água corrente. (As quartinhas não precisam ser despachadas).




EBO DE OGBEOGUNDA
 



Um alguidar cheio de pipoca, dentro do qual se sacrifica um akunko branco. No mesmo alguidar coloca-se: Um orógbó, um obi, uma fava de ataré, mel, dendê, vinho branco, uma faquinha pequena, um caco de louça, uma pedra de rua, uma pedra de rio, uma pedra do mar e um bonequinho. Arreia-se tudo num caminho de terra que saia num rio. Não se passa nada no corpo do cliente e é ele quem deve arriar o ebó e fazer os pedidos enquanto acende 14 velas ao redor. (Os pedidos são feitos a Exú).
 



EBÓ DE EJIGBE OU ALÁFIA
 



Um peixe pargo, um prato branco fundo, um obi branco de quatro gomos, canjica, 16 moedas, 16 búzios, efun e mel de abelhas. Passa-se o peixe no corpo do cliente e coloca-se no prato onde já se colocou a canjica. Arrumam-se as moedas e os búzios em volta. Abre-se o obi e coloca-se um pedaço em cada lado. Rega-se tudo com mel de abelhas e cobre-se com pó de efun. Entregar num local com bastante sombra, dentro de uma mata. Resguardo de 24 horas.